Blogueiros costumam ser obcecados por estatísticas, afinal escrevemos para sermos lidos, né? Existem diversas formas de analisarmos o impacto do nosso trabalho na web e uma delas é usar um contador de visitantes no blog.
Selecionei alguns serviços que medem a quantidade de acessos a blogs e sites, testei um por um e coloquei minhas impressões. Dá pra se divertir.
Antes de começarmos, é importante entender alguns termos utilizados:
-
visitantes únicos (visitors) – visitantes contados apenas uma vez -
visitantes totais (visits): todos os visitantes (com e sem retorno) -
exibições de páginas (pageviews): número de páginas vistas por todos os visitantes -
referências (referrers): de onde partiram as visitas
Maiores detalhes podem ser obtidos no glossário do GoogLe Analytics.
Todos os serviços fornecem um código para ser colocado nos elementos de página do layout (adicionar gadget > html/javascript). Dica: teste todos e escolha os seus.
http://www.trendcounter.com/Nesse site não é necessário fazer cadastro. Basta configurar o ícone a ser utilizado no blog (veja na figura abaixo), copiar o código e colar na sidebar. Para acompanhar os dados, é só clicar sobre o ícone já instalado no seu blog. A desvantagem é que as estatísticas ficam visíveis a todos e isso nem sempre é legal ;)
Um dos mais completos serviços de análise estatística. Possui diversos botões para inserirmos no blog (alguns de gosto duvidoso) e permite esconder os dados e até mesmo o botão. Pra isso, basta escolher a opção invisible.
Simples, porém eficiente. Necessita de cadastro e possui poucos ícones/botões. Notei uma diferença, pra menos, de até 40 % se comparado ao Woopra e de 20 % se comparado ao Google Analytics, mesmo assim vale o teste.
Este é o meu favorito, pois permite monitorar as estatísticas em tempo real e até bater um papo com os visitantes. É necessário realizar um cadastro e aguardar a aprovação, que pode demorar até 15 dias para acontecer. Você pode optar por acompanhar as visitas pelo site ou baixar o programa no seu computador. A segunda opção é a melhor. Outro detalhe importante do Woopra: ele é generoso e fornece dados mais robustos do que todos os outros, chegando a dar cerca de 20 % a mais de visitas e pageviews do que o Google Analytics. Obrigatório.
Simples, completo e fácil de usar. Necessita de cadastro.
Este é o contador de visitantes da empresa Google. Sem sombra de dúvidas é o mais completo. Necessita de um cadastro que pode ser feito com a própria conta do blog e depois é só inserir o código, que no dia seguinte as visitas começam a ser contabilizadas. É o único que oferece o serviço em português.
Este é um post apenas indicativo, já que seria inviável pra fazer um tutorial para cada um. Aqui no Dicas Blogger você encontrará um post sobre o Google Analytics, sobre o Woopra e uma análise mais antiga de outros serviços de estatísticas.
Poderosíssimo serviço de web analytics, um dos mais completos que já vi. Gratuito para sites com até 3.000 pageviwes diárias. Maiores detalhes aqui.
ATUALIZAÇÕES: Em outubro de 2009, o Woopra passou a ser pago para sites com mais de 30.000 pvs/mês - O Woopra deixa de ser beta e será pago
Tutoriais sobre o Google Analytics:
0 comentários:
Postar um comentário